Reduzir ou aumentar a potência do motor
Limitar a velocidade do veículo
Apagar/remover falhas no veículo
Removendo limitadores existentes
Adicionar ou remover qualquer equipamento do motor do veículo
Todos os tipos de requisitos de software e hardware, como ajuste de chip, podem ser feitos com o aplicativo.
Nos veículos modernos de injeção, o motor é gerenciado por uma parte chamada ECU (Unidade de Controle do Motor). A ECU gerencia a quantidade de mistura ar/combustível do veículo, avanço, pressão do turbo, pressão de injeção de combustível e muitos parâmetros com base nos dados que recebe de seus sensores.
Muitas configurações, como quanta gasolina será enviada a qual temperatura, quando acender, etc., são salvas na ECU pelos fabricantes de automóveis. Chip Tuning é o processo de reorganização dessas configurações de acordo com o desempenho e/ou economia de combustível de acordo com a solicitação do cliente.
Nos últimos anos, os veículos incluíram uma ECU, também conhecida como Unidade de Controle do Motor. Este é um pequeno computador cuja finalidade é controlar as funções do motor. Desta forma, a ECU ou remapeamento do carro (ECU tuning) é o processo pelo qual a configuração da ECU é alterada para melhorar o desempenho do veículo. Ou seja, é quando o software ECU que os veículos incluem por padrão é substituído ou modificado e isso permite que os usuários personalizem funções como injeção de combustível, sensores, fluxo de ar, entre outras.
O principal objetivo do remapeamento do carro é alterar as configurações padrão do fabricante e o software na ECU. O processo começa quando é substituído por uma nova versão que pode ser ajustada e customizada de acordo com as especificações do proprietário.
Através do remapeamento da ECU, o novo software se conecta à porta serial do carro (porta OBD), o que faz com que o software original da ECU seja substituído. É um processo simples que revolucionou a modernização dos carros. Deve-se notar que os diferentes climas, leis e restrições e a qualidade dos combustíveis devem ser levados em consideração.
O fator lambda ou Air Fuel Ratio (AFR) é o número que expressa a quantidade, em massa ou volume, de ar aspirado por um motor de combustão para uma quantidade unitária de combustível. Essa relação é função do combustível, do tipo de motor, sua regulagem e da carburação. Lambda designa a relação ar/combustível na forma de mistura que entra no cilindro de um motor ciclo Otto, em comparação com a relação estequiométrica (proporção exata) da mistura ideal: 14,7 partes de ar por 1 parte de combustível, tudo em peso
A combustão é o processo químico através do qual a energia é liberada de uma mistura de combustível e ar. Por outro lado, um motor de combustão interna é um tipo de máquina que obtém energia mecânica diretamente da energia química produzida por um combustível que queima dentro de uma câmara de combustão. Dessa forma, o fluxo de combustão é o caminho pelo qual o combustível flui pelo caminho que o leva até a bomba injetora e, em seguida, é injetado na câmara. O fluxo de combustão é definido de acordo com se o circuito é de baixa ou alta pressão
Os injetores são os elementos responsáveis por fornecer a quantidade necessária de combustível ao motor para a combustão. Também são definidas como válvulas solenoides capazes de abrir e fechar milhões de vezes com uma reação muito precisa ao pulso elétrico que as aciona, sem vazamentos de combustível. Eles são responsáveis por fornecer o combustível ao duto de admissão ou à câmara de pré-combustão. Isso é feito dependendo se é um sistema de injeção direta ou indireta, respectivamente. E é realizado de forma pulverizada e sem gotejamento para que o combustível seja distribuído da forma mais homogênea possível de acordo com o regime de funcionamento do motor
O turbocompressor, ou turbo, é um sistema de sobrealimentação que consegue comprimir o ar que entra no motor para fazer uma mistura mais rica. Através do uso de um turbocompressor, é possível enviar uma quantidade maior de oxigênio que também atinge uma quantidade maior de combustível. Desta forma, o veículo gera uma resposta mais forte e consegue um aumento de potência. O turbo consiste em um par de turbinas, uma que gira graças à ação dos gases de escape e outra, do outro lado, que gira ao mesmo tempo e empurra o ar em direção à admissão do motor
Adblue é uma solução química aquosa composta por uma mistura de água desmineralizada e uréia em 32,5% da concentração nominal. Este líquido especializado é utilizado nos sistemas de redução catalítica seletiva (SCR) que incorporam veículos a diesel, especificamente, e sua finalidade é reduzir os níveis de NOx.
O Adblue, também conhecido como DEF (Diesel Exhaust Fluid), é introduzido no sistema de escape logo antes do catalisador SCR. Lá, ele entra em contato com seus gases, o que gera uma reação química que faz com que o NOx se transforme em nitrogênio e vapor de água.
“Burbles” são sons estranhos, também conhecidos como ruídos de “borbulhamento” produzidos pelos sistemas de escapamento de alguns carros que roncam dentro deles. Eles são considerados como falhas de ignição magras que não causam danos ao motor e geralmente desaparecem no momento da aceleração. Eles também podem ocorrer quando desacelerados repentinamente, mas isso só acontece se o escapamento tiver uma costura que não seja hermética ou tiver um diâmetro muito largo que o impeça de manter a pressão do ar equilibrada.
O que é conhecido como afinação da árvore de cames é um processo através do qual a árvore de cames é sincronizada ou ajustada e esta ação irá modificar a temporização dos eventos da válvula em relação à localização da cambota. Ajustar a árvore de cames fará com que as válvulas de admissão e/ou escape abram e fechem mais cedo no ciclo do motor. O principal motivo para realizá-lo é que, se for instalado corretamente em uma posição avançada, melhorará significativamente o desempenho do carro.
“Catalyst Heating OFF” é um termo usado para se referir aos arquivos de ajuste ou mecanismos destinados a desativar a função de partida a frio. Isso pode ajudar a eliminar o som irritante gerado pelo aquecimento rápido e manter o RPM (responsável pelo aquecimento) em um nível baixo logo após a partida do motor do carro, especificamente quando o catalisador é removido.
“Catalisador desligado” é o termo que designa a ação de eliminar ou remover o catalisador de um veículo. Muitos motoristas fazem isso porque isso pode trazer vantagens como: permite que os gases de escape escapem mais rápido dos motores e em níveis mais altos, também ajuda a hélice a trabalhar mais facilmente e pode reduzir o consumo de combustível.
Para que não haja deslizamento entre o disco de embreagem e o volante, a força de atrito do disco deve ser igual à força de rotação do motor (torque). Se for menor, a embreagem vai patinar. Essa força de atrito diminui quando a superfície de atrito do disco é menor (colocação de um disco impróprio) ou caso as molas ou diafragma percam a elasticidade e não façam o devido aperto na placa de pressão. Quando o coeficiente de atrito (disco engraxado ou danificado) diminui, a força de atrito também diminui.
Quando ocorrerem anormalidades no funcionamento da embreagem em relação à Pressão do Grampo da Embreagem (descrito acima), deve-se proceder a sua verificação e o correspondente reparo ou modificação e denomina-se Clutch Clamp Pressure mod.
Um serviço CVN Bypass refere-se ao seguinte: Todas as ECUs que lidam com o padrão OBDII têm um número de verificação de calibração junto com CALID (identificação de calibração) que é usado para verificar a integridade do software do veículo, e os fabricantes o usam para determinar se a calibração do carro é original. Se os números não corresponderem, poderá perder a garantia. Com um serviço CVN Bypass, o número CVN original permanece o mesmo mesmo depois que o carro é ajustado. Assim, se um carro for para uma concessionária, ele apresentará o mesmo número CVN (como o original) se algum processo de verificação for executado. Este serviço torna os arquivos modificados indetectáveis para ferramentas de diagnóstico.
DPF Off é um termo que se refere à eliminação do Filtro de Partículas Diesel (DPF), uma ação que é feita para evitar os danos que um DPF entupido pode causar ao motor. A retirada do DPF é feita pois, além de limitar o veículo em termos de potência e economia de combustível, ele costuma ficar sujo fazendo com que o veículo não seja utilizado por vários dias, podendo inclusive ser danificado de tal forma que deve ser substituído. Nesse sentido, em um carro com DPF Off (DPF removido), o sistema do computador está configurado para funcionar sem ele.
O E85, também chamado de “combustível flexível”, é uma mistura de etanol e gasolina que contém de 51% a 83% de etanol, dependendo do local e da época do ano. O E85 pode ser utilizado em FFVs (veículos de combustível flexível), projetados para operar com gasolina, E85 ou qualquer mistura de ambos. Os FFVs não têm perda de desempenho quando são executados no E85, e alguns até geram mais rotação e potência do que a gasolina. No entanto, como o etanol contém menos energia por volume do que a gasolina, os FFVs fornecem 15% -27% menos milhas por galão ao operar com E85.
EGR Off refere-se ao estado de um veículo em que a válvula de recirculação dos gases de escape (EGR), responsável pela redução das emissões de NOx, foi removida. Quando removido, destina-se a evitar os problemas operacionais associados a esses dispositivos. Além disso, os veículos podem obter benefícios como restaurar a potência do motor, evitar falhas no DPF, restaurar o MPG e muito mais.
O Exhaust Flap Control é um sistema de controle programável pelo usuário que permite a integração de flaps de escapamento em seu veículo. Este mecanismo converte habilmente o pedido do motorista e abre ou fecha as abas do escapamento de acordo com a posição em que o interruptor está no cockpit. Além disso, possui uma função de proteção do motor em função de sua velocidade e pode até mesmo ajustar a tempo a abertura da tampa desde a partida do motor.
O ECO Tuning é um processo que busca potencializar as configurações de desempenho de um veículo. Isso é feito para alcançar a maior produtividade de um motor, especialmente se usar combustível de bomba e peças padrão. O ECO Tuning não se concentra no software do carro, mas em tudo relacionado ao torque e ao consumo de combustível. Assim, graças à sua otimização, o consumo de combustível pode ser reduzido e, ao mesmo tempo, o veículo pode ter um motor mais potente e com melhor torque.
A afinação da caixa de velocidades é um processo através do qual é realizado o remapeamento do controlador para a caixa de velocidades. A afinação ou remapeamento da caixa de câmbio é executada com o objetivo de aumentar o desempenho do veículo além de melhorar a capacidade de condução de quem possui câmbio automático. Com isso, o veículo pode alcançar uma mudança de marcha 50% mais rápida, condução muito mais suave, menos desgaste da embreagem e muito mais.
Um Hardcut Limiter é um mecanismo que corta o combustível em um limite RMP estabelecido. Isso é feito por dois motivos: pode alterar o comportamento do motor e também reduzir o som do veículo ao atingir o limite de RMP. Nesse sentido, um limitador de corte rígido cortará a injeção de combustível em um pico definido para evitar que o RMP atinja um ponto mais alto. e criando um som de explosão dentro do escapamento.
Um limitador de pipoca de corte duro é um dispositivo cuja função é modificar o comportamento de um carro a diesel quando o motor atinge o limitador de RPM, e também modifica o som que ele gera. Isso é feito porque quase todos os veículos a diesel padrão atingirão o limitador de RPM predefinido e permanecerão nesse RPM exato até que o motorista intervenha, ou seja, o limitador de corte suave. Com a integração de um limitador de pipoca de corte duro, o motor vai saltar no limitador semelhante a um veículo a gasolina (limitador de corte duro) cortando a injeção de combustível em RPM máxima.
A escala HPFP refere-se à alteração do volume da câmara de pressurização interna da Bomba de Combustível de Alta Pressão. Esse processo é realizado pois, naqueles carros que possuem muitas modificações, a bomba de combustível original não consegue fazer o fluxo de combustível suficiente para manter a pressão do sistema e o carro sofre o chamado “corte de combustível”. A escala HPFP é, então, a solução para o problema que é gerado quando um motor modificado requer um volume adicional de combustível de alta pressão, principalmente na faixa intermediária (3000-5000 rpm) da faixa de potência.
Idle RPM Mod é o processo pelo qual o RPM de marcha lenta ou velocidade de marcha lenta é modificado ou ajustado quando a velocidade de rotação na qual um motor está funcionando quando o motor está em marcha lenta (quando o motor está desengatado da transmissão e o pedal do acelerador não está pressionado). Quando o motor está em marcha lenta, ele gera energia suficiente para funcionar razoavelmente suavemente e operar seus acessórios, mas geralmente não o suficiente para realizar trabalhos úteis, como mover um carro. A modificação resolve esse problema. A modificação resolve este problema, reduz as flutuações de velocidade e evita a estagnação.
Modificação da ignição para RON/MON/AKI ou Gasworks de forma a neutralizar os efeitos negativos gerados quando a faísca não é forte o suficiente para inflamar a mistura ar/combustível em carros que foram modificados para que mais ar chegue ao motor. Desta forma, o sistema de ignição funciona para que, ao ligar a mistura ar/combustível, seja controlada a velocidade com que a chama passa pela câmara de combustão, de forma a liberar a potência máxima do seu motor e sincronizar uma ignição efetiva.
O imobilizador é uma parte muito importante da eletrônica dos carros mais novos, pois oferece medidas de proteção ao usuário e evita roubos. Porém, pode gerar problemas quando um carro é modificado e obrigar o usuário a utilizar uma nova ECU. Immo Off refere-se à remoção de Immo e, com ela; sintonizadores podem usar outras ECUs em seus carros removendo o imobilizador.
O termo “escalonamento do injetor” refere-se ao processo pelo qual os injetores são ajustados ou atualizados para aumentar o valor de escala do injetor. Isso é feito porque através deste valor é como a ECU determina quanto combustível é necessário em WOT vs. Idle. Nesse sentido, um valor menor representa menor largura de pulso nesse estado, o que se traduz em muito mais combustível. Com o Injector Scaling, os valores são aumentados e o uso excessivo de combustível é evitado.
O controle de lançamento é um auxílio, destinado a motoristas de carros de rua ou de corrida. É um dispositivo eletrônico que auxilia os motoristas, ajudando-os a acelerar desde o início. Esse tipo de tecnologia funciona tanto por meio de um programa de computador quanto de um acelerador eletrônico, que utilizam as características específicas do motor para melhorar a aceleração do carro de forma suave. Ao mesmo tempo, o uso deste dispositivo eletrônico também é equipado com segurança, para garantir a segurança do motorista. Evita a falha do motor devido a excesso de rotação, problemas de embreagem e caixa de velocidades e aciona as rodas girando fora de controle.
Um Limited Map Pack é um pacote que contém muitas opções nas quais você pode encontrar todos os seus mapas. Geralmente são os necessários para fazer um arquivo de tuning dos estágios 1, 2 ou 3. Ao mesmo tempo, seu desenvolvimento é feito especialmente para pessoas que não querem ou simplesmente não podem dedicar horas de seu tempo pesquisando nos diferentes pacotes de mapas para encontrar todos os mapas de que precisam. O Limited Map Pack às vezes contém até mais de 200 mapas e, em muitas ocasiões, 2 e 3 arquivos de ajuste para remoção de DPF e conversões de turbocompressor K04 também estão incluídos.
MAF Off refere-se a um processo através do qual o medidor de vazão mássica, também conhecido como MAF, é removido. Sua maior vantagem está relacionada ao fato de que o MAF pode apresentar uma pequena restrição física através do trato de admissão do veículo, o que reduz o fluxo de ar para o motor. Portanto, quando o MAF é removido, não há essa restrição e o desempenho do motor é aprimorado.
A escala MAF é o processo pelo qual o sinal do sensor MAF é ajustado em uma quantidade definida, ou seja, uma escala. Além disso, esse sinal ajustado é enviado para a ECU do motor do veículo. É implementado para obter injetores maiores que reduzem o sinal de combustível e um sensor MAF maior para controlar o nível de tensão que atinge a ECU.
NOX off é outro nome para carros a gás natural. O nome se deve às baixas emissões de determinados gases, como dióxido de carbono (CO2), enxofre (SOx) e principalmente óxidos de nitrogênio (NOx). Esta substituição da gasolina ou do gasóleo pelo gás natural convencional não é apenas para fins ambientais; estes tipos de automóveis fazem muito menos ruído do que os habituais veículos movidos a gasóleo, pelo que são uma opção interessante para a população das zonas urbanas.
O OPF é uma peça atomizadora composta por um filtro de partículas de gasolina, também conhecido como PPF, GPF e DPF (Filtro de Partículas de Gasolina). É um dispositivo que é instalado no sistema de escape dos veículos a gasolina, especificamente nos mais novos, para reduzir as emissões. No entanto, pode trazer problemas, pois pode bloquear e também modificar no som original em carros de alto desempenho. Portanto, a retirada deste aparelho é uma opção viável para recuperar o som do seu carro.
Também conhecido como burbles, é um recurso da calibração do carro que permite uma falha de ignição (especificamente direcionada) que acontece quando o motorista solta o acelerador. Assim, uma das principais formas de obter essa característica é modificando o mapa de ignição, alterando a característica de temporização específica nele. Isso é feito para configurar a ignição, cronometrando-a para produzir sua potência máxima.
Pops e bangs são o som do eco da explosão no escapamento. Quando cronometrado corretamente, a válvula no escapamento se abrirá para permitir que o gás (junto com os sons conhecidos) saia.
A calibração de prontidão consiste na codificação de 8 bits, um conjunto em que cada valor pertence ao sistema de emissões de um carro OBD-II. Essas emissões são monitoradas e, quando todas apresentam a marca que diz “passou”, significa a devida aprovação dos testes de bordo por todos os sistemas. A calibração de prontidão mostra uma tela, que tem o nome do script na barra de título, abaixo do botão “definir prontidão”.
Para redimensionar o sensor do seu MAP, é comum começar com o sensor padrão instalado e depois usar o Live Data para verificar o MAP com a ignição ligada, mas com o motor desligado. Como referência, você pode criar um arquivo de log. Em seguida, insira 3 ou 4 novas barras no sensor MAP e insira a nova escala, executando novamente o teste. Isso garantirá que a pressão do coletor seja a mesma medida anteriormente, deixando sempre a ignição ligada, motor parado, em marcha lenta.
A remoção do DTC é um recurso que permite a remoção de códigos de erro específicos da ECU. É um recurso comumente usado para remover peças do sistema eletrônico, como abas de admissão e EGR; ao mesmo tempo, corrige erros causados por softwares. O mais importante a ter em conta é que tirar o DTC não resolverá o problema, pois o carro pode ficar em modo limp sem ativar o DTC.
Em primeiro lugar, as aletas de turbilhão são válvulas em forma de uma pequena borboleta, que podem ser encontradas nos motores Diesel modernos, dentro do coletor de admissão. Seu principal objetivo é ajudar na regulação da relação combustível/ar, bem como melhorar as emissões em baixas rotações do motor. No entanto, existem muitos problemas associados a eles, principalmente devido ao fato de se tornarem quebradiços com o tempo e serem propensos a fraturas. Ao mesmo tempo, a aba de metal é presa por pequenos parafusos que podem se soltar.
Todos esses inconvenientes podem resultar em um dano importante ao motor, e é por isso que muitas pessoas os removem. As remoções dependem do projeto, mas na maioria dos casos elas são retiradas do manifold e placas cegas são instaladas como substituição.
O ajuste fino consiste no processo pelo qual são ajustadas as partes de um veículo que não ficaram tão boas após o processo de fabricação automotiva. As grandes empresas automobilísticas costumam realizá-lo com o objetivo de aprimorar seus diferentes modelos de carros e ganhar maior reputação entre os consumidores. Em geral, faz parte do tuning automotivo que é executado para impulsionar os carros em todos os sentidos, principalmente em áreas que podem ser negligenciadas durante a fabricação.
O processo de modificação Lambda foi criado para enganar, de forma muito prática e econômica, os sensores secundários de O2 de um veículo, a fim de fazê-los pensar que há muito menos oxigênio do que realmente há. Basicamente, ele engana a ECU para pensar que o motor funciona com pouco combustível e, portanto, gera mais combustível durante o ciclo de injeção. Isso torna a operação do motor mais potente.
Ao ajustar um carro para aumentar o desempenho, haverá uma diferença maior entre a potência mínima e máxima que o motor pode produzir. Isso acontece porque um grande número de áreas de carregamento se torna muito útil. É precisamente aqui que o dimensionamento do MAP entra em jogo. A escala MAPS permite obter um controle motor muito mais preciso, especialmente nas áreas onde é necessária maior eficácia.
A comutação MAP é um recurso revolucionário que pode ser atribuído a um carro ajustado. Esta função permite que o motorista selecione entre dois níveis de desempenho durante a condução. Para alternar os dois níveis, o acelerador deve ser totalmente pressionado e mantido enquanto o interruptor do vidro traseiro é desligado ou ligado ou através das funções de ajuste do usuário incorporadas no software de ajuste. Em resumo, a comutação MAP define a escolha entre dois conjuntos de configurações de controle e, consequentemente, o impulso dentro da ECU.
No Lift to Shift ou NLS é um termo que se refere ao estado de configuração que elimina o turbo lag entre os turnos. Dessa forma, o motorista pode manter o acelerador totalmente aberto durante uma mudança de marcha, enquanto o turbo permanece girando livremente internamente, sem restrições e operando com o pulso alvo. O NLS programa as condições específicas de operação do motor durante uma mudança de marcha para manter o impulso com segurança durante a troca de marchas, reduzindo assim seu atraso.
Performance Gauge Mod é um termo que se refere à ação de montar indicadores de desempenho que permitem ter um veículo mais esportivo e elegante. Embora muitos os instalem para fazer um carro parecer mais de corrida, os medidores de desempenho servem para muito mais do que personalizar. Eles são muito úteis para mostrar o status (singles vitais) do veículo. Nesse sentido, você pode escolher entre medidores de combustível, medidores de temperatura, medidores elétricos e muito mais.
Pop and Bang refere-se ao som estrondoso que é ouvido quando um carro está acelerando e como um bom ajuste permite que esse ruído permaneça mesmo quando ele desacelera. No entanto, há uma função específica de pop e bang no botão esportivo. Desta forma, as funções pop e bang só funcionam quando o modo esportivo é ativado em um carro e o processo é feito adicionando essa função a uma ECU.
O limite REV/RPM refere-se ao valor designado em relação ao limite de velocidade de um motor de combustão interna. Isso é feito através do limitador REV, um dispositivo que tem como objetivo restringir a rotação máxima de um motor (medida em rotações por segundo, RPM) para protegê-lo. Um limitador REV/RPM é comumente instalado pelo fabricante do motor, mas existem dispositivos no mercado de tuning automotivo projetados para estabelecer uma configuração personalizada de RPM.
DSG FART é o termo que se refere ao ruído produzido por transmissões de dupla embreagem em mudanças ascendentes. Também é conhecido como “arroto” e é causado pelo combustível que é inflamado no escapamento, especificamente pelo excesso de combustível que é depositado na câmara de combustão enquanto ocorre o processo de retardo de ignição. Ele cria aquele som de peido/arroto quando a próxima marcha é ativada e o combustível é aceso através das velas de ignição.
O patch de monitoramento de torque off é um patch em tuning automotivo que busca obter uma configuração em que o monitoramento de torque seja desativado. O Monitoramento de Torque permite um diagnóstico dos problemas apresentados no motor. Desta forma, o sistema ECU detecta defeitos quando a monitoração de torque é acionada e ativa automaticamente o modo de segurança mesmo quando a motorização está realmente em perfeitas condições. Para evitar isso e tirar o melhor proveito do seu motor, você pode desabilitar o Monitoramento de Torque usando um módulo chamado Monitoramento de Torque Off/Disable.
Como o nome indica, esta opção permite que o sintonizador ative ou desative o limite de velocidade que os fabricantes inserem em muitos carros. Desta forma, esta limitação é eliminada pelas funções do interruptor para ativá-lo ou desativá-lo. O processo é realizado através de ajustes nas ECUs graças ao tuning automotivo
Porque vendemos arquivos de tuning em todo o mundo em diferentes países com moedas diferentes, usamos um sistema de crédito. Você pode verificar a lista de preços para saber quanto custam os créditos.
Oferecemos apenas arquivos mestres.
Normalmente, enviamos o arquivo modificado de volta em 30 minutos. Claro, um pedido especial pode demorar mais.
O serviço de arquivo de tuning é para sintonizadores profissionais, mecânicos de automóveis e entusiastas de automóveis e está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Damos suporte para todas as ferramentas do mercado. Utilizamos diariamente as ferramentas Flashtec-CMD e Alientech. Outras ferramentas do EVC e do Byteshooter são usadas de vez em quando. Os arquivos de ajuste não são exclusivos ou vinculados a nenhuma ferramenta de ajuste, remapeamento ou sistema operacional específico. Mas, por favor, deixe-nos saber se sua ferramenta tem um recurso de correção de soma de verificação e se você planeja usá-lo.
Isso depende da ferramenta que você está usando. A maioria das ferramentas de qualidade no mercado possui um recurso de correção de soma de verificação embutido. Se você precisar exigir a correção da soma de verificação